O envio dos artigos deve ser feito on-line de acordo com as seguintes normas:

  • Um autor não poderá assinar mais de três trabalhos, e só poderá aparecer uma vez como primeiro autor.
  • Os artigos deverão ser enviados on-line, no site das Jornadas.
  • Confirmar-se-á a receção, com a indicação que respeitam ou não as exigências de formato. Os autores não devem considerar que o trabalho foi aceite até receberem a correspondente confirmação.

  

Formatação

  • O texto deverá ser escrito em formato Microsoft Word 2007 ou anterior.
  • O texto deverá ser escrito em formato A4 com espaço simples e justificado. Margens de 2,5 cm dos três lados (direito, superior e inferior) e 3,0 cm do lado esquerdo.
  • Os artigos não poderão exceder 80.000 carateres ou 18 páginas, incluindo gráficos, tabelas e bibliografia. Poderão ser apresentados em espanhol, português ou inglês. As referências bibliográficas deverão figurar no final do texto. O primeiro parágrafo deverá reservar-se para o nome da área científica, na qual os autores propõem que seja incluída a comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman 10, normal e justificado à esquerda.
  • Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), o segundo parágrafo deverá incluir o título da comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman, 12, negrito e justificado à esquerda.
  • Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), deve iniciar-se o terceiro parágrafo com o nome completo do(s) autor(es), seguido do correio eletrónico e instituição a que pertencem, letra Times New Roman, 11, normal e justificada à direita. Quando houver mais de um autor, os restantes deverão figurar em linhas diferentes.
  • Depois de dois espaços em branco (duas linhas em branco), iniciar-se-á o quarto parágrafo com a palavra “RESUMO” em maiúsculas, letra Times New Roman, 11, normal e justificado à esquerda. Na linha seguinte começará o texto do resumo, letra Times New Roman, 11, normal e justificado.
  • O resumo poderá apresentar-se em português ou espanhol, sempre com tradução em inglês – ABSTRACT – ou somente em inglês. O resumo não deverá ultrapassar 150 palavras.
  • O quinto parágrafo deverá iniciar-se com a expressão “PALAVRAS-CHAVE”, devendo mencionar-se as palavras-chave com letra Times New Roman, 11, normal, justificada à esquerda e separadas por virgulas. Deverão indicar-se, no máximo, cinco palavras-chave. As palavras-chave poderão apresentar-se em português ou em espanhol, sempre com tradução em inglês – KEY WORDS – ou somente em inglês.
  • Depois das palavras-chave será inserida uma linha.
  • Após dois espaços em branco, colocar-se-á a primeira epígrafe e seguidamente o texto, que deverá ser redigido com letra Times New Roman, 10, normal, sem tabulações, justificado, separando-se os parágrafos com uma linha em branco.
  • Os títulos e subtítulos do texto deverão ser identificados com numeração árabe (1,2,3…), em maiúsculas, Times New Roman, 10, negrito, justificados, precedidos por duas linhas em branco e seguidos de uma linha em branco.
  • As notas de pé de página figurarão no final da página com letra Times New Roman, 8, normal e justificado.
  • Os gráficos ou figuras deverão estar a preto e branco e ser inseridos no texto. Preferencialmente deverão fazer-se com aplicações do Microsoft Office, ou de forma alternativa, serem inseridos como imagens.

Bibliografia

  • Cada obra mencionada deverá ser indicada no texto através do sobrenome ou sobrenomes e da letra inicial do nome próprio do autor, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo: Navarro, A. (2004).
  • As regras de citações bibliográficas e referências bibliográficas a seguir serão as da APA.
  • Ver: http:www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf.
  • A referência completa deverá colocar-se na bibliografia e não na nota de pé de página.
  • A bibliografia será apresentada em Times New Roman, 8, normal, por ordem alfabética.

Exemplo para artigos:

  • Navarro, A. (2004): Título do artigo entre aspas, nome da revista em itálico, vol. 1, nº 1, mês ou período, pp 1-10.

Exemplo para livros:

  • Navarro, A. (2004): Título, Editora, Cidade, pp 1-10

 

Regras

  • Um autor não pode assinar mais de três trabalhos e pode aparecer uma vez como primeiro autor.
  • Um autor não pode apresentar mais do que duas comunicações.
  • Os trabalhos submetidos podem ser resultado de dissertações de mestrado ou doutoramento.
  • Cada comunicação só pode ser submetida a uma área científica.
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não tendo sido publicados sob qualquer forma impressa ou eletrónica, devendo permanecer assim até ao término do evento.
  • Somente serão aceites trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.
  • No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso no momento do upload. Não é aceite a inclusão de autores após a submissão.
  • Na submissão on-line serão solicitados um ficheiro em formato Word e um ficheiro em formato Pdf. O ficheiro em formato Word deve conter o artigo completo. O ficheiro em formato pdf não deve conter a identificação dos autores.
  • Os trabalho enviado em formato pdf não pode, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que o seu trabalho não contém identificação explícita nem identificação oculta, nomeadamente nas propriedades do ficheiro.
  • A aceitação definitiva das comunicações não acontecerá até que os autores tenham efetuado o pagamento da inscrição e enviada uma cópia do comprovativo do pagamento.

 

 

 

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